sábado, 19 de julho de 2008

A ERA DO NOVO CONSUMIDOR DE PRODUTOS E DA MÍDIA

Em menos de uma geração, todo o equilíbrio de poder parece ter oscilado do marketing para o consumidor. Os profissionais de marketing já não articulam junto aos consumidores o que estes devem comprar, onde comprar ou como comprar. É antes o consumidor que dita termos e condições para o marketing.
A própria produção de produtos e oferta de serviços transmutou-se do antigo formato de “tamanho-único-para-todos” para o “como-quer-que-entreguemos-seu-produto?”. A customização e a personalização, como bem lembra Jaffe (2008), já não são acessórias, mas obrigatórias, desde o carro que dirigimos, até a calça que usamos e os sapatos que estão em nossos pés. “Já não estamos vivendo uma revolução industrial; estamos vivendo uma revolução de outra espécie”. (JAFFE, 2008, p.26).
Neste contexto, não podemos desconsiderar, portanto, que o consumidor tem, gradativamente, estabelecido para si um novo ethos, uma nova forma de encarar os desafios de consumo que estão a sua frente, sejam estes de produtos ou serviços, ou mesmo da própria mídia. Somado a isto, temos uma infinita diversidade de produtos e serviços, que, existentes no mercado se aliam à facilidade no acesso as informações impulsionada pela popularização da internet, e que acabam por resultar num consumidor mais engajado, conhecedor, crítico e sofisticado. Este consumidor que surge na contemporaneidade tem grande poder de escolha e costuma buscar e comparar informações sobre as empresas e os produtos/serviços antes de realizar uma compra ou mesmo de consumir uma mídia.
O fato é que a digitalização da vida exerce um papel preponderante nessa maturação forçada. Num mundo de informação perfeita, em que estações de notícias a cabo disseminam, com detalhes explícitos, relatos precisos de qualquer evento novo ou digno de veiculação, não sobra muita coisa para a imaginação. E se os consumidores não tiverem sua dose na TV, nos jornais, nas revistas ou nas rádios, sempre haverá a internet com sua provisão sem fim de opinião, vieses e perspectivas, abarcando todos os espectros dos domínios da mídia estabelecida, dos painéis comunitários de mensagens e dos blogs.

Nenhum comentário: